quinta-feira, 14 de março de 2019

O Poder

O Poder
(Ciências sociais aplicadas ) Ricardo Cunha
O poder funciona à sangue. Podemos até recusar essa idéia, mas o poder funciona à sangue, a mentiras e a força bélica e manipulação das pessoas.
 O político é um híbrido de bandido e ator, com técnicas de interpretação voltadas à mentira. E há políticos que agem de outras formas? Sim mas muitos desses tem papel irrelevante e muitas vezes são assassinados. No curso da história temos grandes exemplos.
  Os tecnocratas ajudam a fazer a máquina funcionar ou o estado entraria em pane, porém a tática do político é sempre a mesma, formatar um discurso dentro de apenas caminhos já pré-programados.
 A direita não tem conteúdo, o neoliberalismo é uma tolice, refutada facilmente por quem sabe que o capitalismo é um opressor natural, uma máquina de moer gente. Então a direita colocou toda sua força em marcha para manter o establishment em voga. A esquerda continua a evitar revisionismo, e se pulveriza facilmente em diversos totens o que dificulta sua aceitação pela classe operária, que simplesmente nem consegue entender o que lhes foi dito.
  Neste ínterim ao menos parece surgir uma nova política com mentes mais abertas, filósofos livres e com espaço para a expansão de conhecimentos, o problema é saber se vai na prática ser possível equacionar com o poder.
O poder não deve ser usado para oprimir e sim libertar. 

Nenhum comentário: